sexta-feira, 19 de junho de 2009

ESTUDO SOBRE II TIMÓTEO CAP. 3


Nesta semana nosso estudo foi sobre o terceiro capítulo, um capítulo que compreende apenas 17 versículos, mas com mensagens muito profundas e importantes, ministrado pela Liliam, o estudo abrangio os temas:



  • Enfrentando tempos difíceis;

O primeiro versículo nos adverte sobre estarmos preparados para tempos difíceis nos últimos dias, devemos estar ciente que de que, essa não é uma condição passageira de dificuldade, os últimos dias citados várias vezes pela bíblia teve início na ressurreição de Cristo e somente terminará quando Jesus voltar, sua segunda vinda chamada de Arrebatamento, sendo assim ainda estamos vivendo estes últimos dias e não devemos nos abater e sim continuar.



  • Os homens maus são descritos;

Sua conduta moral era reprovável, tenebrosa e responsável pelos dias difíceis, caracterizados por Paulo com uma relação de 19 expressões diabólicas;


amigos de si mesmos, egoístas, avarentos, inimigos dos bons, presunçosos, soberbos, blásfemos, desobedientes de pai e mãe, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconsiliáveis, caluniadores, mentirosos, incontinentes, cruéis, traidores, atrevido, orgulhosos, características visivelmente ativada pela presença de satanás, e a falta de amar a Deus acima de todas as coisas, quando Deus está em primeiro lugar e não o ego, as coisas são cheias de paz, colocando Deus em primeiro, nosso próximos em segundo e nós mesmos em terceiro, uma vez que a palavra nos diz para considerarmos o nosso próximo superior a nós mesmos as coisas seguem os planos de Deus se trocarmos de lugar com Ele, nosso ego com certeza machucará o nosso próximo.


O que se revela nos versículos a seguir é muito triste porém real, a presença dessas pessoas dentro das igrejas como orienta Paulo com aparência de piedade mas destes afasta-te, pois são pessoas que conhecem o evangelho mas preferem o mal.


Nos versículo 6 a 7 revela também outro mal, homens fazendo visitas em casas com desculpa de pregadores mas usando mulheres que também são cheias de pecados para cometerem adultério, o que deixa o apóstolo desgostoso a ponto de usar o termo no original grego a essas mulheres de 'mulherinhas'


Nos versículos 8 e 9 refere-se a dois homens que na época de Moisés serviam a faraó e faziam encantamentos, mas Paulo diz que assim como aqueles servos do diabo forem repreendidos por Deus, assim será nos nossos dias, não ficarão impunes.



  • Paulo orienta Timóteo permanecer firme na fé

Apesar de tudo isso que ocorria naquela época Timóteo deveria ser forte e combater o mal com a verdadeira pregação do evangelho. Assim como a nós também devemos combater o mal nos dias de hoje, uma vez que todas essas coisas relatadas por Paulo ainda se fazem presente em nossos dias.



  • A origem e propósito da escritura.

O apóstolo orienta que a escritura é divinamente inspirada por Deus e suficiente para realizar o milagre que ela diz ser capaz de realizar.


Devemos sempre deixar o erro e seguirmos na verdade para sermos irrepreensíveis e prontos a toda boa obra.


Um comentário:

  1. Gracias por los comentarios sobre esta carta, que Dios los continué bendiciendo, ya que no hay nada diferente a lo que estamos viviendo en la actualidad.

    ResponderExcluir